O que você precisa saber sobre o HIV
O que é o HIV?
HIV é a sigla para "vírus da imunodeficiência humana", um vírus que afeta o sistema imunológico do corpo humano. Em outras palavras, o HIV ataca o sistema de defesa do corpo humano e, a medida que o vírus se multiplica, nosso organismo fica menos capaz de combater doenças e infecções.
O HIV é a mesma coisa que AIDS?
Não. A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é o estágio final da infecção causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Após a infecção pelo vírus HIV, conforme esse vírus se multiplica, ele destrói gradualmente os linfócitos T CD4, o que torna o sistema imunológico muito debilitado. Se não for tratado, o HIV pode levar à AIDS, uma condição em que o sistema imunológico está tão comprometido que o corpo não consegue mais se defender contra infecções oportunistas, como pneumocistose, tuberculose, citomegalovírus, dentre outros.

Quais são os sintomas da infecção pelo HIV?
Quando a pessoa se infecta com o vírus do HIV a maioria tem sintomas, entretanto esses sintomas muitas vezes são inespecíficos, confundindo-se com uma infecção viral qualquer. Por esse motivo a pessoa tem o que chamamos de síndrome retroviral aguda, podendo aparecer sintomas como: faringite, linfadenopatia, mal-estar, febre, astenia, mialgia, cefaleia, adenomegalia, esplenomegalia, rash cutâneo, náuseas, vômito, diarreia, meningite asséptica, neurite periférica, paralisia facial. Esse quadro é autolimitado e se resolve em torno de 3-4 semanas.
Como esses sintomas são muito parecidos aos de outras infecções e costumam desaparecer sozinhos depois de alguns dias ou semanas, as pessoas não costumam procurar o médico, fazendo com que seja muito raro o diagnóstico da infecção pelo HIV nessa fase. Por isso, é importante fazer o teste de HIV caso você tenha tido comportamentos de risco ou acredite estar em risco de infecção. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento e para prevenir a transmissão do HIV para outras pessoas.
Quando procurar um infectologista por causa do HIV?
Se você acredita que pode estar em risco de infecção pelo HIV, se tiver tido comportamentos de risco ou se você tiver sido diagnosticado com HIV é importante procurar um infectologista ou outro profissional de saúde qualificado para fazer o teste de HIV e confirmar seu diagnóstico. O teste é rápido, seguro e confidencial, e é a única maneira de confirmar se você tem o vírus ou não. O infectologista será capaz de prescrever o tratamento antirretroviral adequado, monitorar a progressão da doença e gerenciar qualquer complicação que possa surgir. Além disso, ele também vai fornecer informações sobre como prevenir a transmissão do vírus para outras pessoas e como manter uma boa qualidade de vida com o HIV.
Como é o tratamento para quem está infectado pelo HIV?
Quanto mais rápido o diagnóstico, mais cedo se inicia o tratamento e mais efetivo será o processo. A terapêutica tem como objetivo tornar a carga viral indetectável. Com isso você tem melhora imunológica do paciente, além de reduzir a ação direta do HIV e a possibilidade de transmissão.
Importância do acompanhamento com um infectologista:
Por ser uma doença crônica, o acompanhamento com um infectologista é fundamental em pessoas que vivem com HIV para que haja o tratamento e cuidados contínuos e de forma efetiva. Se você tem o diagnóstico ou convive com alguém que tenha, agende sua consulta agora mesmo!

Dr. Victor Castro Lima

Graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Residência Médica em Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Doutorado em Universidade de São Paulo (USP).

Professor de Medicina na Universidade de Ciências e Tecnologias (UniFTC - Salvador).
%20(4)_edited.png)
Sou Especialista em tratar: